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Oferecemos tudo o que você precisa saber sobre as teorias da Motivação.
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Conceito de Motivação
Vamos então apresentar o principal conceito de
motivação.
Motivação é o
impulso interno que nos leva à ação; a palavra sugere exatamente isso: motivo + ação,
a força (motivo) que me leva a agir; a palavra vem do latim moveres,
mover. Está diretamente ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades. Há
uma enorme controvérsia dentro da psicologia sobre como funcionam os mecanismos
da motivação; e isso por uma razão muito simples: a motivação é uma das chaves
para a compreensão do comportamento humano; age sobre o pensamento, a atenção,
a emoção e a ação. Envolve anseios, desejo, esforço, sonho e esperanças.
Teoria de Motivação e o ponto de vista de seus
principais autores
Do ponto de vista teórico, motivação é um assunto
muito complexo:
Skinner, por exemplo, estudou a motivação como um
condicionamento da mente; Kurt Lewin considera que a motivação
é determinada em grande parte pela influência do meio ambiente sobre o
individuo; Murray e Maslow dão especial importância à questão
das necessidades humanas como ponto determinante da motivação; é muito popular
hoje em dia a Pirâmide de Necessidades de Maslow, um modelo que classifica as
necessidades em grau de urgência, iniciando naquilo que é indispensável à vida
(fisiologia, segurança, relacionamento) e chegando ao grau mais refinado, das
necessidades que proporcionam a sensação de realização pessoal.
Confira a seguir as principais teorias da motivação
explicadas de maneira didática para você aprofundar seus conhecimentos e
colocar em pratica esses conceitos que vem revolucionando o mundo e os
treinamentos de desenvolvimento humano.
Teoria da Motivação de Maslow
Teoria da Nessecidade
Para o psicólogo
norte-americano Abraham Maslow (1908-1970), adepto da psicologia
humanista, a motivação está diretamente ligada à satisfação de necessidades;
sua proposta de hierarquia de tipos de necessidades, conhecida como Pirâmide de
Maslow, pode ser resumida assim:
Na base da
pirâmide nós temos necessidades indispensáveis à vida, chamadas de necessidades
primárias, como a satisfação de necessidades
fisiológicas básicas
do corpo físico (respiração, comida, água, etc.);
Logo acima
vem a necessidade de segurança,
de amor e relacionamentos e de estima; por último, no grau mais refinado, vêm
as necessidades de realização pessoal;
estas são chamadas de necessidades secundárias. As necessidades primárias são
atendidas externamente (comida, roupa, dinheiro, etc.); as necessidades
secundárias são atendidas internamente (sensações de afeto, auto estima,
realização pessoal).
Nas palavras do próprio Maslow:
"… à medida que os aspectos
básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, podem deslocar seu desejo
para aspirações cada vez mais elevadas."
Esse modelo foi batizado como a
Pirâmide de Maslow, por exemplo, em psicologia organizacional, como forma de
entender as motivações do trabalhador de uma empresa: um funcionário jovem em
inicio de carreira é motivado pelas escalas iniciais da pirâmide de Maslow; ele
trabalha em primeiro lugar para garantir sua sobrevivência e necessidade de
segurança. Na sequência ele é motivado a trabalhar para ter as condições
físicas que lhe permitam casar-se e ter sua própria família. Uma vez que tenha
garantido tudo isso, as principais necessidades do trabalhador passam a ser a
sensação de auto estima e realização pessoal.
Em outras palavras, nesse último
estágio é muito comum que o empregado não se satisfaça apenas com recompensas
como aumento de salário e prêmios em dinheiro; ele precisa acima de tudo
sentir-se bem consigo mesmo e experimentar satisfação pessoal com o trabalho
que executa. Ele poderia preferir trabalhar num local que lhe pague um salário
menor, mas onde ele experimenta uma grande satisfação pessoal com o serviço
executado.
Teoria das Necessidades
Adquiridas
Teoria de McClelland
Em nosso especial sobre as
teorias da motivação apresentamos a Teoria de McClelland
sobre as três
necessidades básicas, realização, associação e poder, conheça o TAT - Teste de
Apercepção Temática.
A Teoria das Necessidades
Adquiridas, também conhecida como Teoria de R.A.P. (realização, associação e
poder) ou Teoria da Necessidade Aprendida, ou ainda Teoria da Motivação pelo
Êxito e/ou Medo, foi desenvolvida pelo psicológo norte-americanoDavid
McClelland (1917-1998). Ela parte do principio de que as pessoas são motivadas
por três necessidades básicas: realização, associação e poder.
Essas necessidades são
desenvolvidas pelo indivíduo a partir da sua experiência de vida e de suas
interações com outros indivíduos e com o ambiente:
1. Necessidade de REALIZAÇÃO:
traduz o desejo da pessoa por atingir objetivos que representem desafios de
fazer da melhor maneira e mais eficientemente. Gosta de assumir
responsabilidade e traça as suas metas com vista á sua realização.
O seu maior desejo é ser
excelente, estar em constante processo de aperfeiçoamento e melhorar cada vez
mais sua eficiência.
2. Necessidade de PODER: o desejo
de controlar, decidir e de influenciar e ser responsável pelo desempenho dos
outros. Pessoas que possuem uma alta necessidade de poder tentam se destacar ou
causar impacto de alguma forma diante de outros, em detrimento de trabalhar com
algo em que possam ter bom desempenho. Tendem a assumir mais riscos, desde que
isso lhes dê mais visibilidade diante dos que desejam impressionar.
Os que necessitam poder são
pessoas que buscam posições de liderança, nas quais suas idéias prevaleçam,
mesmo que através de ordens e exigências, e com isso consigam status e
prestígio. Por fim, pessoas com uma alta necessidade de poder preferem
situações competitivas a situações de cooperação.
3. Necessidade de ASSOCIAÇÃO:
representa o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade. A amizade
e o bom relacionamento social são importantes este tipo de pessoas, muitas
vezes acima de sua própria realização pessoal.
Pessoas desse tipo geralmente
escolhem amigos ao invés de especialistas para trabalharem consigo e tendem a
evitar decisões impopulares, mesmo que isso traga algum prejuízo ao andamento
das tarefas. Dessa forma, indivíduos com alta necessidade de associação
trabalham bem em equipe, mas são deficientes quando em posições de liderança.
Segundo a Teoria de McClelland,
todas as pessoas possuem estes três tipos de necessidades, mas em graus
diferentes. Contudo, a penas uma classe de necessidades vai prevalecer e
definirá a sua forma de atuação e sua motivação primordial. Essas necessidades
apontadas por McClelland correspondem aos níveis mais altos da pirâmide de
Maslow e aos fatores motivacionais de Herzberg.
Teoria de Herzberg - Teoria dos Dois Fatores:
Higiênicos e Motivacionais
O professor e psicólogo norte-americano Frederick Herzberg (1923-2000) elaborou uma teoria sobre a motivação chamada de teoria dos dois fatores.
Ao contrário de outros teóricos do campo motivacional, que buscam uma explicação geral dos mecanismos da motivação humana, Herzberg concentrou seus estudos na análise das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.
Seu trabalho, publicado inicialmente em 1959 no livro The Motivation to Work (Motivação para o Trabalho), pode ser resumido da seguinte maneira: há duas classes distintas de fatores que condicionam o comportamento e o grau de satisfação dos funcionários de uma empresa; a primeira classe Herzberg chama de fatores higiênicos; a segunda de fatores motivacionais.
Fatores Higiênicos
Esses fatores estão relacionados com o meio onde o funcionário atua, são determinados pela organização e que fazem parte da cultura da empresa, ou seja, estão fora do controle dos funcionários, são de responsabilidade exclusiva da empresa e de seus respectivos administradores.
Os fatores higiênicos servem para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores relacionados às condições de trabalho do funcionário, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, como: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo e etc.
Segundo Herzberg, os fatores higiênicos são importantes para evitar a insatisfação dos funcionários, mas sua presença não é suficiente para motivá-los de forma eficiente. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento tem baixo poder motivacional. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.
Fatores Motivacionais
Dizem respeito ao trabalhador, e não à empresa. Frederick Herzberg chama de fatores motivacionais tudo que tem relação com a execução das tarefas e os deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo ocupado, auto-realização em cumprir as tarefas designadas e o reconhecimento de seu trabalho.
São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis nominais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.
Teoria X e Y - Teoria de McGregor sobre Motivação
Conheça a famosa teoria de Douglas McGregor, a teoria X e Y que explica duas condições, sobre o trabalho sendo desagradável e coercitivo e sobre o trabalho desenvolvido em um ambiente natural e agradável, a teoria da motivação do ponto de vista da gestão tradicional e gestão humanista.
O norte-americano Douglas McGregor (1906 - 1964) foi economista e professor de Gestão Industrial; é considerado um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas e desenvolveu uma teoria da motivação que é muito estudada.
Seu trabalho mais conhecido é sua teoria motivacional apresentada no seu livro The Human Side of Enterprise (O lado humano da empresa), de 1960, ele defende a idéia de que existem dois tipos fundamentais de pessoas, dois perfis de personalidade e comportamento, chamados por ele de Teoria X e Y.
Alguns autores, como Stoner e Freeman, têm procurado atualizar essa definição; para eles McGregor identificou dois conjuntos diferentes de suposições que os administradores fazem sobre seus subordinados. A visão tradicional diz que as pessoas têm uma aversão inerente a o trabalho; apesar de o verem como necessidade, irão evitá-lo sempre que possível. E a teoria mais otimista presume que o trabalho é tão natural quanto a diversão ou descanso, que as pessoas desejam trabalhar sob as circunstâncias corretas, obtendo muita satisfação trabalhando.
Nesse sentido, o comportamento observado nos funcionários teria relação direta com as convicções dos administradores, daquilo que eles esperam de seus funcionários.
Teoria X - Hipótese da mediocridade das massas
"O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas."
Nesta teoria, chamada por McGregor de "Hipótese da mediocridade das massas", ele parte do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; artifícios utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.
McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior na escala de Maslow dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, conforme estudamos na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.
Os 3 princípios básicos da Teoria X são:
1. Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
2. Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
3. O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.
Essa mentalidade embasa toda a estrutura tradicional de administração de trabalho, uma gestão autocrática baseada na idéia negativa de que o sujeito precisa ser coagido a agir como a administração deseja.
Na verdade, a nossa descrença nas pessoas freqüentemente conduz ao que McGregor chamou de profecia auto-realizável, isto é, a baixa expectativa leva ao desempenho baixo e o baixo desempenho reduz ainda mais a expectativa, que redunda em pior desempenho, e, assim a espiral de perda de qualidade cai cada vez mais no desempenho individual e em equipe.
Teoria Y
"O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis".
Nesta teoria a coisa muda de figura. Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Aqui é necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o melhor de si, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior na escala de Maslow dominavam as pessoas nesta Teoria.
Os princípios básicos da Teoria Y são:
1. O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
2. O esforço de atingir os objetivos da organização está ligado às recompensas decorrentes e não ao controle rígido e às punições;
3. O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.
4. Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;
5. Os trabalhadores têm a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização, sem a necessidade de ameaças ou punições;
6. O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.
Teoria de Alderfer
Teoria ERC Existência, Relacionamento e Crescimento
Conheça a Teoria ERC, Existência, Relacionamento, Crescimento ou como é conhecida internacionalmente Teoria ERG, Existence, relatedness, growth, proposta por Clayton P. Alderfer, uma revisão da pirâmide das necessidades de Maslow sobre o principio da regressão da frustração.
Clayton Paul Alderfer (nascido em 1940) é um psicólogo norte-americano que desenvolveu um modelo simplificado da escala de necessidades de Maslow. Publicada em 1969, a teoria ERC(existência, relacionamento e crescimento) afirma que o homem é motivado por três categorias de necessidades, ordenadas da seguinte forma: as necessidades de existência, as necessidades de relacionamento e as necessidades de crescimento.
1. Necessidades de Existência: incluem todos os desejos materiais e fisiológicos (ex. comida, água, ar, segurança, sexo, etc.). Corresponde aos primeiros dois níveis da pirâmide de Maslow;
2. Necessidades de Relação: referem-se à motivação que as pessoas têm para manter relações interpessoais (envolvimento com família, amigos, colegas de trabalho e patrões). Esta categoria tem as mesmas características das necessidades sociais de Maslow (terceiro e quarto níveis da pirâmide de Maslow);
3. Necessidades de Crescimento:referem-se ao desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal, às necessidades de estima e auto-realização (desejo de ser criativo, produtivo e completar tarefas importantes). Corresponde ao quinto nível (o topo da pirâmide) de Maslow.
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